Embora especialistas digam que a crise já passou e estejamos vivendo um momento de recuperação, é fato que o consumidor varejista se acostumou com a grande oferta de descontos e promoções – criada para atraí-los.
Datas comemorativas e ações sazonais focadas em comércio, como a Black Friday, já fazem parte do calendário dos consumidores e muitos se programam para as compras com base nelas. No entanto, a vitrine de descontos nem sempre dá ao lojista o retorno que ele espera.
Baixar o preço drasticamente ou oferecer brindes aos clientes de maneira aleatória, por exemplo, podem não ser estratégias inteligentes para o seu negócio. Antes de fazer uma promoção, você deve avaliar qual é o propósito da ação e qual o impacto financeiro que deseja obter com ela. Pense, por exemplo, nos seguintes cenários:
Aumentar vendas – Ideal para produtos que estão há muito tempo no estoque ou em grande quantidade
Divulgar produtos – Ideal para chamar a atenção para novidades no portfólio, como estímulo para a venda de novos produtos
Foco em clientes – Ideal para quem deseja fidelizar ou conquistar novos clientes (descontos especiais para primeira compra, por exemplo)
Qual deles melhor se encaixa às suas necessidades de negócio hoje? Com um objetivo definido, fica mais fácil cumprir todas as etapas de planejamento para obter o resultado desejado:
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- definir os produtos que estarão em oferta
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- organizar o estoque dos produtos com desconto
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- estipular um prazo para a promoção
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- avaliar o quanto pode gastar em divulgação
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- definir valores (descontos) que não prejudiquem a rentabilidade
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- promover ações que atinjam o público-alvo
- Divulgue as promoções
Existem vários recursos para divulgar descontos e promoções para seus clientes e também para atrair novos consumidores. Envie email com ofertas para os cadastros ativos, utilize as redes sociais como canal de atendimento e divulgação da sua loja, promova ações no bairro em parceria com jornais de bairro, entre outras ações.
Lembre-se que a promoção não é apenas uma ação de marketing para atrair as pessoas e sim um investimento que deve gerar receita ou cumprir outros objetivos, conforme citado anteriormente.
Antes de realizar uma nova promoção no seu ponto de venda, faça o exercício de pensar no real objetivo da ação e colocar todos os pontos da estratégia de negócio em prática. Com certeza vai obter sucesso.