De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), há cerca de 136 mil lojas varejistas de material de construção no Brasil. E com tantas opções para o consumidor, como fazer a sua loja se destacar? A melhor forma é começar a adotar ações simples, mas que fazem toda a diferença.
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Exposição de produtos, escolha de fornecedores, controle de estoque e atendimento ao cliente: esses são alguns pontos que ajudam o seu negócio a alcançar o sucesso. E para ajudar você a colocar essas e outras estratégias em prática, separamos a seguir algumas dicas.
Continue a leitura e garanta o crescimento e o sucesso da sua loja de material de construção.
Organize o espaço da sua loja de material de construção
Independentemente do tamanho, sua loja deve ser organizada entre espaço para exposição de produtos, depósito de materiais, administração/caixa e espaço para carga e descarga.
A estrutura de uma loja de material de construção tem um papel fundamental no seu sucesso. Então, otimize o espaço para a exposição de produtos, com itens separados por categorias de forma inteligente e corredores que permitam uma boa locomoção dos clientes entre as prateleiras.
Além disso, ao manter a estrutura da sua loja e as prateleiras bem organizadas, você auxilia os clientes a encontrarem os itens que procuram e ainda agiliza o processo de reposição de mercadorias.
Para completar, o caixa da sua loja de material de construção deve estar localizado de forma estratégica, permitindo uma experiência de compra mais agradável para os consumidores e contribuindo para a eficiência operacional.
Valorize seu PDV
Produtos “escondidos” não vendem. Então, além de organizar os itens por categorias, é importante que essas categorias estejam indicadas de forma clara e que o ambiente seja iluminado, limpo e organizado. Lembre-se, também, de utilizar etiquetas com o valor e a descrição dos produtos nas prateleiras e gôndolas de exposição.
E, para deixar seu PDV ainda mais atrativo, verifique se os seus fornecedores possuem materiais que facilitem a divulgação dos produtos na sua loja de material de construção. A Krona, por exemplo, investe em materiais que ajudam seus revendedores a organizar e expor os produtos na loja.
Além de sinalizar a presença da marca no PDV, os materiais de trade marketing da Krona proporcionam uma experiência agradável ao cliente por meio de combinação de cores e formas que deixam o ambiente mais atrativo.
Defina o mix de produtos da sua loja de material de construção
Defina se a sua loja vai vender itens básicos, se vai ter um catálogo completo ou se vai focar em itens específicos, como material elétrico, material hidráulico, revestimento cerâmico, materiais de pintura ou ferragem.
E para encontrar o mix de produtos ideal, leve em consideração as preferências do seu público-alvo e as demandas do mercado local. O equilíbrio na variedade de produtos é a chave para que a sua loja de material de construção se destaque no mercado e conquiste cada vez mais clientes.
Realize um controle de estoque eficiente
Para ter um bom controle de estoque e garantir a eficiência operacional da sua loja de material de construção, é importante registrar o que entra e o que sai e implementar práticas eficazes de gestão de estoque.
O primeiro passo é realizar análises periódicas para identificar os produtos que têm maior saída, permitindo que você ajuste o estoque de acordo com a demanda do mercado.
Ao categorizar os itens que têm maior movimentação, você pode otimizar a disposição no depósito, facilitando o acesso e agilizando o processo de atendimento ao cliente. Considere também trabalhar com produtos sob encomenda no caso de itens de menor demanda, evitando excessos no estoque e otimizando seus recursos.
Além disso, contar com softwares de gestão de estoque pode ser uma opção valiosa para manter o controle preciso das mercadorias, prevenindo a falta ou o excesso de produtos. Manter o estoque em ordem melhora a eficiência interna e contribui para a satisfação do cliente.
Escolha bons fornecedores
Pesquise e escolha fornecedores que atendam às suas necessidades, levando em consideração alguns pontos importantes que listamos abaixo.
- Qualidade dos produtos: confira se o fornecedor possui produtos certificados e aprovados pelas normas técnicas. Esse é um fator essencial, que garante que a sua loja oferece materiais duráveis e confiáveis aos clientes. A Krona, por exemplo, realiza testes rigorosos de qualidade para garantir que todos os seus produtos atendam às normas.
- Preço de mercado: de acordo com os valores praticados pelo fornecedor, avalie por qual preço você precisará vender esses produtos. A competitividade dos preços no mercado garante que a sua loja de material de construção seja atrativa para os consumidores.
- Estoque disponível: escolher fornecedores com um estoque consistente e variado é importante para garantir que você atenda às demandas dos clientes, evitando contratempos por falta de produtos.
- Eficiência na entrega: avalie como é feita a entrega pelo fornecedor e quais são os prazos estabelecidos. Afinal, você não quer ficar sem um produto no estoque e perder vendas por atraso na entrega do fornecedor, não é?
Por isso, escolha parceiros como a Krona, que possui uma logística referência no mercado nacional e internacional, com processo de preparação e carregamento de pedidos rápido, otimizando o tempo de espera nas saídas das mercadorias e agilizando a entrega para os revendedores.
Ao escolher fornecedores que se alinham aos critérios que mencionamos, você estabelece as bases para a construção de uma reputação positiva no mercado e para o sucesso da sua loja de material de construção.
Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes
Mantenha um cadastro atualizado dos clientes da sua loja de material de construção, para manter um vínculo e um relacionamento próximo com eles. Conhecer as necessidades específicas de cada cliente permite uma personalização mais eficaz das suas ofertas.
Utilize os dados cadastrais para segmentar sua base de clientes e enviar comunicações direcionadas, como dicas de projetos de construção, novos produtos relevantes e informações úteis do setor. O uso de plataformas de e-mail, SMS e redes sociais é uma maneira eficiente de manter o contato regular com seus clientes.
Além de enviar promoções e descontos, mostre que a sua loja valoriza a opinião dos clientes e está disposta a se adequar às demandas e necessidades do público. Essa abordagem cria uma reputação positiva para o seu negócio e é essencial para o sucesso no setor de materiais de construção.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
Cliente satisfeito sempre volta e ainda indica a sua loja de material de construção a outras pessoas. Por isso, é importante investir na capacitação dos seus colaboradores.
Além de ter um bom conhecimento sobre os produtos, eles precisam ser educados, ter um bom relacionamento interpessoal, habilidade para negociar, proatividade e inteligência emocional para saber lidar com possíveis conflitos.
A Krona é uma marca que investe em capacitação técnica no mercado, treinando e profissionalizando lojistas e vendedores da construção civil na especialização dos produtos e da marca: com isso, você e seus colaboradores ficam prontos para informar e atender bem os clientes.
Gostou das nossas dicas? Ao colocá-las em prática, sua loja de material de construção tem tudo para virar referência no mercado e ser recomendada para cada vez mais clientes. E se quiser mais dicas, clique aqui e confira alguns segredos da Krona para aumentar suas vendas.
Por fim, a dica mais importante: para garantir o sucesso da sua loja de material de construção tenha sempre ao seu lado um parceiro que oferece produtos de qualidade, soluções completas para a construção e, claro, que garante a capacitação da sua equipe e se preocupa com o seu negócio. Esse parceiro é a Krona.
Nosso trabalho é sempre focado em você, lojista, que é nosso grande parceiro de vendas. Por isso, conte com a gente para fazer a diferença no seu negócio e aumentar suas vendas e a credibilidade da sua loja.
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