O CPVC (Cloreto de Polivinila Clorada) é um material utilizado no mundo há mais de 60 anos; sendo assim, há normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e a qualidade de fabricação e aplicação. A tubulação de CPVC é indicada para condução de água quente até torneiras, chuveiros, duchas e banheiras, por exemplo.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Mas como instalar uma tubulação de CPVC? Será que esse tipo de material pode ser embutido em concreto? É isso que você vai descobrir neste artigo.
Como instalar uma tubulação de CPVC?
A NBR 5626 é a norma brasileira que regula as instalações de água quente, ou seja, é ela que você precisa seguir ao instalar sua tubulação de CPVC. Em primeiro lugar, lembre-se que essa tubulação deve operar em uma temperatura de até 70 °C.
Além disso, para realizar a soldagem de tubos e conexões de CPVC, utilize o Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona®, específico para esse material. Esse processo de soldagem é seguro e prático, e para não errar é só seguir o passo a passo abaixo.
- Introduza a ponta do tubo na bolsa da conexão, sem o adesivo. Este processo deve ser feito para verificar se há interferência entre as partes.
- Meça a profundidade da bolsa da conexão e marque a ponta do tubo com lápis.
- Aplique o Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona® de forma uniforme na extremidade da ponta do tubo e na bolsa da conexão.
- Encaixe de uma só vez as extremidades que serão soldadas, seguindo a marcação feita no tubo.
- Em seguida, gire ¼ de volta e mantenha pressão por 30 segundos (esse giro é indicado para bitolas de até 54 mm).
- Retire o excesso de adesivo com uma estopa limpa e não movimente as peças soldadas por 15 minutos.
- Aguarde 24 horas para a pressurização da tubulação.
Você também pode assistir ao vídeo com esse passo a passo no nosso canal do Youtube clicando aqui.
O CPVC pode ser embutido em concreto?
Agora que você já sabe como é feita a soldagem de tubos e conexões de CPVC, vamos à principal dúvida deste artigo: afinal, o CPVC pode ser embutido em concreto?
A resposta é SIM! A resistência química e mecânica do CPVC permite que esse produto seja instalado de forma embutida em concreto não estrutural. Isso porque os esforços de contração e expansão causados pela variação de temperatura nesse material são absorvidos pela própria tubulação de CPVC.
Além disso, por ser resistente a efeitos corrosivos, altas temperaturas e altas pressões, o CPVC possui uma ótima durabilidade e garante longa vida útil aos produtos. Assim, você não precisará se preocupar tão cedo com a substituição de tubos e conexões embutidos em concreto.
Por que escolher o CPVC Ultraterm Krona®?
Como você viu, optar pela tubulação de CPVC é o ideal para sua instalação de água quente. Além disso, escolher produtos de qualidade faz toda a diferença para deixar sua obra mais segura por mais tempo. É por isso que a melhor escolha são as soluções de CPVC Ultraterm Krona®.
Os tubos e conexões de CPVC da Krona passam por testes rigorosos e possuem qualidade e segurança certificadas. Portanto, utilizar o CPVC Ultraterm Krona® nas instalações hidráulicas de água quente garante resistência, praticidade e durabilidade para o seu projeto, além de evitar aquelas dores de cabeça causadas por materiais não confiáveis.
Quer garantir esses produtos na sua loja? Clique aqui,entre em contato com a gente e seja um revendedor Krona.