Arquitetura inclusiva: sua casa confortável para todas as pessoas

Pelo menos 45 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população do país, têm algum tipo de deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Só esse número já mostra o quanto é importante pensar no planejamento dos espaços de forma que eles sejam confortáveis e funcionais para todas as pessoas: é aí que entra a arquitetura inclusiva.

Na hora de construir ou reformar, é importante lembrar que nem todas as pessoas têm as mesmas condições e necessidades de uso de um determinado local. Por isso, tornar os ambientes acessíveis para todos é fundamental.

Como funciona a arquitetura inclusiva?

A arquitetura inclusiva é igual à arquitetura tradicional, porém, inclui algumas necessidades no seu planejamento que vão além daquelas de um homem padrão: jovem, saudável, magro e sem nenhuma deficiência. Nesse tipo de projeto, são respeitadas as diferenças, para tornar ambientes públicos e particulares acessíveis a todos.

Em construções, cada vez mais, a arquitetura inclusiva se faz presente desde o início, com espaços pensados de forma acessível em cada detalhe. Mas ela também pode ser aplicada em locais já construídos, por meio de adaptações que façam os espaços atenderem à diversidade de necessidades das pessoas.

Como tornar sua casa confortável para todas as pessoas?

Como falamos, alguns pontos podem tornar uma casa acessível para todos, inclusive para as pessoas com deficiência. As adaptações nos ambientes também fazem parte da arquitetura inclusiva e devem ser cada vez mais utilizadas, principalmente se levarmos em conta a quantidade de pessoas com deficiência no país.

Você quer tornar a sua casa confortável e acessível para todas as pessoas, mas não sabe como fazer isso? Separamos algumas dicas de adaptações que são importantes para pessoas com deficiência e que podem ser aplicadas na sua casa.

Rampas

Se a sua casa possui algum tipo de desnível na entrada e só conta com escadas de acesso, ela não é acessível para quem utiliza uma cadeira de rodas. Por isso, é muito importante instalar rampas de acesso na entrada.

Para que essa rampa seja segura e a condução da cadeira de rodas ou cadeira motorizada seja facilitada, é preciso seguir algumas normas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui indicações específicas para construção de rampas de acessibilidade e você pode conferir todas elas aqui.

Nivelamento de pisos

Além dos desníveis na entrada da casa, alguns espaços possuem esse problema na parte interna, entre os cômodos. Isso acontece principalmente quando há tipos diferentes de pisos em uma mesma residência.

Para que seja seguro circular em uma casa com cadeira de rodas, é importante que o piso esteja totalmente nivelado. Uma boa alternativa para isso é utilizar piso vinílico em todos os cômodos, por ser um material versátil e resistente. Lembre-se, também, que carpetes e tapetes não são indicados em projetos de arquitetura inclusiva, pois dificultam a locomoção e, no caso dos tapetes, podem sair do lugar e causar acidentes.

Espaço para circulação

Uma pessoa que utiliza cadeira de rodas precisa de mais espaço para se locomover pela casa. Por isso, a arquitetura inclusiva também precisa estar presente na hora de pensar a decoração dos ambientes.

Os móveis devem ser posicionados de forma que garantam um bom espaço de circulação nos cômodos. Nos corredores, por exemplo, não é indicado colocar aparadores ou outros objetos decorativos, pois eles precisam ser largos para garantir uma locomoção mais fácil. Da mesma forma, é preciso deixar espaços livres na cozinha, na sala e próximo à cama.

Outra dica é instalar portas e janelas de correr. Esses itens ocupam menos espaço e vão facilitar ainda mais a locomoção e a liberdade das pessoas com deficiência.

Móveis com altura apropriada

Móveis altos demais são um problema até mesmo para pessoas com baixa estatura, então, imagine para quem está sentado em uma cadeira de rodas. Por isso, na arquitetura inclusiva, a altura de mesas, fogões, gavetas, camas, sofás e outros móveis deve estar de acordo com as necessidades de todos. Com isso, a independência das pessoas com deficiência na hora de realizar tarefas rotineiras será garantida.

Outro ponto importante em relação aos móveis é o acabamento. Quando planejamos ambientes que garantam a segurança de crianças pequenas, por exemplo, evitamos móveis com quinas acentuadas ou que possam machucar de alguma forma. No caso da arquitetura inclusiva, esses pontos também são fundamentais: móveis com extremidades mais arredondadas facilitam a locomoção e evitam acidentes.

Barras de apoio

No banheiro, uma adaptação importante em relação à arquitetura inclusiva são as barras de apoio. Elas garantem que as pessoas com deficiência possam utilizar esse ambiente sozinhas, tanto no caso do sanitário como no box do chuveiro.

Além disso, as barras de apoio também podem ser instaladas em outros pontos da casa, como próximo à cama, para facilitar a autonomia das pessoas, ajudar nos movimentos e evitar quedas. Em todos esses casos, assim como na instalação de rampas, é preciso seguir as orientações de segurança das normas da ABNT.

Adaptações no quintal

Se a sua casa possui quintal, ele também precisa estar seguro e confortável para a locomoção de todos. Assim como nos ambientes internos, é importante que ele tenha um bom espaço para circulação e que sejam corrigidos possíveis desníveis no piso.

Outra boa dica que pode ser aplicada com a arquitetura inclusiva é aproveitar esse espaço para criar uma área de hobbies para as pessoas. Espaços de leitura e jardinagem, por exemplo, podem tornar o quintal um ambiente mais acolhedor e confortável para quem possui deficiência.

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a repensar os espaços da sua casa e a entender a importância de aplicar a arquitetura inclusiva em projetos de construção ou reforma. Além disso, na hora de adquirir materiais de construção para suas obras ou mesmo para a sua loja, além de considerar a qualidade dos produtos, pesquise se a empresa se preocupa com as questões de acessibilidade e inclusão.

A Krona, além de oferecer produtos com qualidade certificada e treinamentos e capacitações para seus parceiros revendedores, também trabalha em prol da comunidade e de um mundo mais plural, diversificado e confortável para todas as pessoas. Para ficar por dentro das nossas novidades e não perder nenhum conteúdo, continue acompanhando nosso blog e acesse também as nossas redes sociais.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.