Está enfrentando dificuldades na gestão da sua loja e as vendas não estão como você gostaria? Pode ser que você esteja cometendo alguns dos erros mais comuns em lojas de material de construção.
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Saiba agora quais são eles e como evitá-los no seu negócio.
1 – Não conhecer o seu público
Não entender quem é o seu público para criar estratégias de acordo com esse perfil é um dos principais erros de lojas de material de construção. Essa informação faz toda a diferença na hora de criar promoções, definir o preço de venda, ter mais assertividade na hora de adquirir produtos com fornecedores, entre outras atividades.
Antes de qualquer coisa, faça uma pesquisa de mercado e entenda quem são as pessoas interessadas no seu produto. Assim, vai ficar mais fácil encontrar o seu diferencial e garantir mais destaque entre as lojas de material de construção do mercado.
2 – Não realizar a organização e o controle do estoque
Manter seu estoque organizado é fundamental para encontrar os produtos de forma rápida na hora de reposição. Além disso, também evita a conferência errada dos materiais na hora do controle do estoque, outra atividade muito importante na gestão de lojas de material de construção.
Para organizar, separe os produtos nas prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor ou outra característica, e use etiquetas de identificação para facilitar a busca. Para fazer o controle, o ideal é utilizar sistemas ou aplicativos específicos para isso, que permitem que você registre dados sobre a quantidade, o custo de cada produto e o custo total em estoque.
Lembre-se, também, de realizar um controle periódico para checar se as informações do sistema condizem com a realidade e corrigir possíveis erros. Isso evita os furos no estoque, a falta de produtos no PDV e eventuais problemas que possam prejudicar suas vendas.
3 – Não realizar o controle financeiro
Se você não controla as finanças da sua loja e não sabe exatamente qual é seu gasto e seu lucro mensal, fique atento: esse é um dos maiores erros de lojas de material de construção. Controlar seu fluxo de caixa e planejar seus investimentos é fundamental para melhorar seus resultados.
Além disso, é importante lembrar que as finanças da sua loja não abrangem apenas os números de vendas, mas todos os processos financeiros, como a folha de pagamento, o aluguel, o valor de estoque e os impostos. Reunir e acompanhar esses dados facilita o planejamento financeiro da sua empresa.
4 – Não investir na gestão de processos
Lojas de material de construção que não têm processos bem definidos acabam tendo problemas em diversos pontos da gestão, como na hora de comprar materiais, por exemplo. Afinal, como você vai identificar uma falha se não souber como os processos estão ocorrendo na sua loja?
Então, invista na gestão de processos e mantenha um controle dos indicadores do seu negócio. Isso traz diversos benefícios para a sua loja, como conseguir atingir as metas de vendas e reduzir os custos, por exemplo.
5 – Não treinar a equipe de vendas
A capacitação dos vendedores é fundamental para o sucesso de lojas de material de construção. Por isso, promova ou solicite treinamentos com frequência para que a atuação dos seus colaboradores esteja de acordo com os objetivos do seu negócio.
Esses treinamentos devem ser sobre os produtos e serviços oferecidos e também sobre técnicas de venda. Com isso, será mais fácil aumentar as vendas e oferecer um bom atendimento.
6 – Não organizar o mix de produtos no ponto de venda
O mix de produtos é a variedade de itens oferecidos por uma empresa ou estabelecimento. É ele que determina diversas etapas do fluxo comercial, como logística, fluxo de caixa, gestão de vendas e divulgação, além de melhorar os seus resultados de venda.
Um bom mix de produtos é aquele que atende às necessidades dos clientes e oferece novidades e itens de forma atrativa para o público. Por isso, além de realizar o planejamento correto na hora da compra dos materiais, mantenha seu ponto de venda organizado, com os produtos separados por categoria.
Uma dica é deixar os produtos com maior fluxo de vendas em pontos estratégicos, para que o cliente possa visualizá-los com mais facilidade. Além disso, deixe produtos que se complementam na instalação próximos uns dos outros nas prateleiras. Isso garante fluidez na circulação dos clientes e melhora o processo de venda.
7 – Não investir em materiais de visual merchandising
Manter o ponto de venda organizado e utilizar materiais de visual merchandising, ou seja, materiais que fazem parte da ação de marketing das marcas, são estratégias que podem impactar positivamente as lojas de material de construção. Um bom material de PDV, além de divulgar determinado produto, decora sua loja e a deixa mais atrativa, chamando a atenção dos clientes.
Para escolher os materiais certos para o seu PDV, é importante conhecer o seu público. Depois, para organizar esses materiais, lembre-se que eles não devem atrapalhar a mobilidade entre as prateleiras e corredores nem dificultar a visibilidade dos produtos. Por isso, escolha os lugares certos, de maneira estratégica e inteligente.
8 – Não oferecer diversidade nas opções de pagamento
A facilidade de pagamento é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra de um cliente. Não adianta você ter os melhores produtos e oferecer os melhores preços, se não tiver opções de pagamento que atendam às necessidades dos seus clientes.
Avalie quais opções são mais vantajosas para a sua loja e quais fazem sentido de acordo com o perfil do seu público. Com essa diversidade de opções e a facilidade de pagamento, os resultados da sua loja tendem a melhorar.
9 – Não utilizar as redes sociais para divulgar sua loja
As lojas de material de construção podem se beneficiar muito com o uso das redes sociais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela CNDL e pelo SPC Brasil, 87% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra. Isso mostra que as redes sociais são ferramentas fundamentais na jornada de compra do seu cliente.
Por meio de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, a sua loja pode divulgar os produtos disponíveis e as promoções, ressaltar a qualidade de marcas parceiras, ofertar produtos que estão com maior estoque e o principal: se comunicar com os clientes. Para isso, analise qual rede social é mais adequada ao perfil dos seus consumidores.
10 – Não escolher bem seus fornecedores
Outro erro comum em lojas de material de construção é não avaliar corretamente as diversas opções de fornecedores. Definir quais são os melhores parceiros no mercado é essencial para o seu negócio.
Da mesma forma, desenvolver um relacionamento de confiança com os fornecedores também é importante e o primeiro passo para conseguir isso é ser um bom pagador. Com essa relação de confiança, tudo ficará mais fácil e você pode conseguir melhores preços e prazos de entrega.
Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns em lojas de material de construção, vamos falar sobre um acerto indiscutível para o seu negócio: contar com os produtos Krona nas suas prateleiras. A Krona possui produtos qualificados de acordo com as normas brasileiras, com valores competitivos e ainda fornece treinamentos para seus parceiros e suporte técnico aos revendedores.
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