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O ramo de materiais de construção manteve seu faturamento, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia, e as expectativas para o setor nos próximos anos são animadoras. Isso significa que investir nesse segmento é um bom negócio. Mas como montar uma loja de material de construção?
Não consegue ler agora? Ouça aqui:
Se essa é a sua dúvida e você quer tirar seus planos do papel, veja nossas dicas, saiba como montar uma loja de material de construção e tenha um negócio de sucesso.
Faça uma análise do mercado
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Esse é o primeiro e talvez o mais importante passo a respeito de como montar uma loja de material de construção. Depois de analisar o mercado no qual você vai atuar, será mais fácil entender quais são as oportunidades do setor, os cuidados necessários e, claro, quem são seus concorrentes e o seu público-alvo.
Por exemplo, por meio dessa análise, você pode identificar que o seu público procura mais um determinado tipo de material e que não terá como se diferenciar dos concorrentes pelo preço. Nesse caso, uma opção seria criar estratégias e abordagens de atendimento diferentes das que eles trabalham, ou seja, criar um posicionamento diferente para conquistar seu espaço e a confiança do público.
Crie um plano de negócio
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Você já analisou o mercado, então, o que fazer com os dados que você reuniu e como montar uma loja de material de construção a partir disso? Com um plano, claro. O plano de negócio é o documento no qual você vai reunir todas as informações importantes sobre a sua loja, como: tipo de empresa, nicho de mercado, sócios, investidores e capital inicial.
Esse plano será uma espécie de mapa para direcionar você durante a gestão da sua loja. Ele deve considerar alguns elementos principais, como:
- o seu mercado de atuação;
- suas estratégias de marketing;
- como será feita a parte operacional da empresa;
- seu planejamento financeiro.
A partir de pontos como esses, você poderá traçar metas e objetivos para alcançar a curto, médio e longo prazo.
Faça um planejamento financeiro
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Como montar uma loja de material de construção sem planejamento financeiro? Impossível, assim como em qualquer outro negócio. Esse planejamento vai ajudar você a otimizar seus gastos e evitar desperdícios.
Para começar, considere tudo que envolva dinheiro, como gastos com materiais de trabalho, equipamentos, aluguel do ponto comercial e pagamento dos colaboradores, por exemplo, além do capital de giro necessário para executar as ações do seu plano de negócio.
A partir daí, pense em maneiras de reduzir ou amenizar seus custos. Faça orçamentos com fornecedores, converse com eles a respeito de produtos e preços e só feche parcerias após pesquisar bem. Além disso, coloque no planejamento uma margem de lucro para investir parte do dinheiro que ganhar na formação de uma reserva para a empresa. Tudo isso vai ajudar você a proteger seu negócio financeiramente.
Garanta a regularização da sua loja de material de construção
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Outro ponto importante a respeito de como montar uma loja de material de construção é a obrigatoriedade de seguir as exigências legais e fiscais. Aqui, o primeiro passo é entender quais são os procedimentos básicos para garantir a regularização do seu negócio. Normalmente, eles envolvem pontos como:
- aval da Prefeitura para instalação da loja no local desejado;
- aval do Corpo de Bombeiros;
- registro do CNPJ na Secretaria da Fazenda;
- registro da inscrição estadual na Junta Comercial e na Receita Estadual;
- registro na Prefeitura;
- registro na Secretaria da Fazenda Estadual;
- cadastro na Caixa Econômica Federal para recolhimento do INSS e FGTS;
- enquadramento nas respectivas entidades sindicais.
O ideal é contar com a ajuda de um profissional nesse momento, para orientar você e garantir que a regularização da sua loja seja feita corretamente.
Analise o melhor local para abrir sua loja
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Agora é hora de começar a tirar os planos do papel: é o momento de analisar qual o melhor ponto comercial para a sua loja de material de construção. Para fazer essa análise, considere a circulação de pessoas no local, a visibilidade do estabelecimento, a facilidade de acesso dos clientes, entre outros fatores.
Outro ponto importante em relação à como montar uma loja de material de construção é verificar se existem concorrentes por perto. Afinal, isso pode reduzir suas chances de conquistar a clientela da região.
Invista na estrutura da loja
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Depois que você encontrou o melhor ponto comercial para o seu negócio, como montar uma loja de material de construção com mais chances de atrair os clientes? Pensando na sua estrutura e organização.
Em primeiro lugar, considere quais produtos você vai comercializar e o espaço necessário. Analise se são produtos grandes, pequenos ou de tamanhos variados, que tipo de mostruários ou prateleiras você vai precisar e, claro, qual o espaço necessário para o seu estoque. Pensar nessa estrutura e manter os produtos organizados de forma correta no PDV aumenta suas chances de venda.
Escolha bons fornecedores
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Como falamos, antes de fechar parcerias, pesquise bem sobre as suas opções de fornecedores. Além do preço dos produtos, avalie a qualidade deles e se possuem certificações de acordo com as normas brasileiras. Além disso, verifique se o fornecedor possui um bom histórico de compromisso com as entregas, afinal, você não pode correr o risco de ficar sem um material em estoque e perder vendas.
De acordo com o Coordenador de Suprimentos da Krona, Paulo Cesar Machado, também é importante considerar:
- o custo com impostos que envolvem os pedidos;
- a capacidade técnica e a saúde financeira do fornecedor;
- se o prazo de entrega atende às suas necessidades;
- se a condição de pagamento é favorável para a sua empresa;
- o histórico e a credibilidade do fornecedor no mercado;
- as avaliações dos clientes.
Invista no marketing da sua loja de material de construção
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Por último, mas talvez um dos pontos mais importantes de como montar uma loja de material de construção: invista em estratégias de marketing. Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Por isso, o primeiro passo é investir em uma boa fachada e materiais atrativos para o PDV.
Depois, considere opções de publicidade, por meio de anúncios e propagandas, e, claro, esteja presente nas redes sociais. No Instagram, no Facebook e no Youtube, por exemplo, você pode mostrar seus produtos, apresentar aos seus clientes suas condições de pagamento e divulgar promoções e novidades. Com isso, sua loja terá mais chances de ser conhecida por mais pessoas.
Agora que você já viu como montar uma loja de material de construção, também precisa saber que o sucesso do seu negócio vai muito além da gestão: a qualidade dos produtos que você vende também é uma exigência para conquistar a confiança dos seus clientes.
A Krona é a melhor opção para garantir que você esteja oferecendo materiais de qualidade na sua loja. Além disso, ao adquirir nossos produtos, você tem acesso a treinamento e capacitações exclusivas da Krona para lojistas. Então, está esperando o que para garantir produtos de qualidade no seu PDV? Clique aqui e seja um revendedor Krona.