Qual a importância do controle de estoque?

Controlar o estoque da sua loja de material de construção é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Por isso, separamos neste conteúdo os principais pontos para você entender a importância do controle de estoque e saber como realizar essa atividade corretamente.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

O que é controle de estoque?

controle de estoque vai muito além da organização e da contagem dos produtos armazenados na sua empresa. Ele é uma ferramenta essencial para entender a vida útil dos produtos de uma loja, desde o momento em que ele chega no estoque até a venda.

O principal objetivo desse controle é gerar as informações necessárias para que você e seus colaboradores entendam a necessidade de reposição de produtos e a frequência em que devem ser feitos os pedidos aos fornecedores, evitando a falta de produtos nas prateleiras e o desperdício do seu dinheiro.

A importância do controle de estoque em uma loja de material de construção

Como falamos, a importância do controle de estoque é possibilitar um planejamento mais eficiente para a sua loja e para a compra de produtos, reduzindo custos desnecessários e aumentando sua margem de lucro. No setor de materiais de construção, esse controle é ainda mais importante.

Em todo tipo de obra, o construtor deseja ter os materiais no canteiro o quanto antes, para aumentar a flexibilidade do trabalho e reduzir os atrasos das obras. Dessa forma, a importância do controle de estoque está justamente na possibilidade de criar estratégias para conquistar e fidelizar esses clientes, afinal, você não corre o risco de ficar sem algum produto necessário para os construtores.

Veja os principais benefícios de realizar um controle de estoque corretamente:

  • otimizar o planejamento financeiro: uma boa execução do controle de estoque facilita sua gestão financeira e o planejamento de gastos;
  • otimizar o espaço do estoque: você saberá quais produtos são realmente necessários para serem armazenados no estoque, sem faltas ou excessos;
  • reduzir desperdícios: com um controle eficiente, é mais fácil identificar e evitar desperdícios, reduzindo gastos;
  • evitar a perda de oportunidades de venda: se você tiver produtos faltando no estoque e não identificar essa falta a tempo, pode perder vendas e impactar negativamente os resultados da sua loja.

Como fazer o controle de estoque?

Todos esses pontos que citamos só terão validade se você realizar essa atividade corretamente. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar esse controle na sua loja.

1 – Use aplicativos específicos para controle de estoque

Controlar o estoque da sua loja de forma manual não é uma boa ideia, já que as informações podem se perder. Por isso, utilize sistemas ou aplicativos específicos para controle de estoque e lembre-se de realizar uma checagem periódica para verificar se as informações do sistema condizem com a realidade e corrigir possíveis erros.

Clique aqui e veja algumas sugestões de aplicativos que podem facilitar seu controle de estoque.

2 – Atualize as informações do seu estoque imediatamente

Essa atualização imediata de produtos vendidos e comprados, chamada de controle permanente, é essencial para que não ocorram furos no estoque. Mesmo que a sua loja esteja com muito movimento, não deixe o registro da entrada e saída de mercadorias para depois.

3 – Mantenha seu estoque organizado

A organização é muito importante para evitar a conferência errada dos materiais em estoque. Para organizar, separe os produtos nas prateleiras por tipo de material, marca, tamanho, cor ou outra característica, e use etiquetas de identificação nas prateleiras para facilitar a busca.

4 – Não deixe faltar produtos importantes

Revise regularmente o seu controle de estoque e analise o tempo que um determinado produto permanece nas prateleiras. Assim, você conseguirá identificar com que frequência deve fazer novos pedidos aos fornecedores.

 

Como você viu, o controle de estoque é fundamental para a gestão e para a lucratividade de uma loja de materiais de construção. Se quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui, baixe o nosso e-book sobre gestão de estoque e veja mais dicas para realizar essa tarefa de forma inteligente.

Além disso, lembre-se: na hora de selecionar os produtos que vão para o seu estoque, dê preferência para os que são conhecidos e certificados. A Krona é a melhor opção para garantir que você ofereça produtos com qualidade e segurança para os seus clientes. Então, clique aqui, faça o seu cadastro e seja um revendedor Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.