Estilo industrial: piso de cimento

O piso de cimento queimado é uma das tendências para o design de interiores – e um queridinho do estilo industrial. Sua inspiração veio das antigas fábricas de Nova York nos anos 1950, mas atualmente é uma opção rústica e versátil para imóveis comerciais e residenciais.

Pelo baixo custo e acabamento com cores neutras, ele combina muito bem com qualquer ambiente e é perfeito para quem busca uma decoração moderna, pois permite cores fortes e ainda tem uma vantagem extra: não agride o meio ambiente.

Características

Apesar do nome, a técnica para fazer o cimento queimado não envolve fogo ou calor, ele é feito apenas a partir do pó do cimento, areia e água. O resultado é um material muito rígido e difícil de ser riscado, com uma vida útil longa, além de ser simples na hora de lavar. É perfeito para os dias de calor, pois refresca a casa. Para os dias de inverno, o ideal é colocar um tapete no piso para que o local não fique muito gelado.

Vantagens

As principais vantagens desse tipo de piso são o custo-benefício, a versatilidade e a facilidade de aplicação. Porém, como nem tudo pode ser perfeito, ele apresenta algumas adversidades que interferem no dia a dia, como as possíveis fissuras e o piso escorregadio quando molhado. Mas, dependendo do ambiente em que for aplicado, essas questões passam a ser irrelevantes.

estilo industrial

No quesito decoração, ele também é versátil. Existem diversas cores de cimento no mercado, como: grafite, branco, camurça, caramelo, palha, azul-mar, amarelo-ocre, erva-doce, marrom e platina. Todas as tonalidades ficam lindas nos pisos, é só encontrar a cor certa que combine com seu ambiente. Se você gostou da ideia, mas não quer ter um piso só de cimento, existe outra opção: o porcelanato de cimento queimado, que imita as cores tradicionais, mas deixa o aspecto visual mais elegante.

De acordo com a designer de interiores Emanuelle Guimarães, para contrapor o aspecto rústico do piso de cimento queimado, o ideal é mesclar com móveis de design caprichado. “Peças com detalhes metálicos ou uma poltrona com acabamento em tecido nobre, como o veludo, podem deixar a composição muito interessante”, destaca. Ela ainda sugere o High-Low, estilo que mescla elementos rústicos ou baratos com outros mais sofisticados, para dar um toque diferente na decoração.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL





    Para saber mais sobre o tratamento de dados no Grupo Krona, acesse o nosso Aviso de Privacidade.