Quando pensamos em aumentar uma cozinha ou colocar um deck no jardim, muitas vezes temos resistência em colocar o projeto em prática só de pensar que vai haver muitos transtornos.
Mas não precisa ser assim! Claro que a reforma acaba bagunçando um pouco o local, mas se você seguir alguns passos antes de começar a quebrar tudo vai conseguir ter uma obra tranquila e sem imprevistos. Vamos ensinar como fazer a reforma perfeita!
Projeto
Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente tudo o que deseja reformar, até os mínimos detalhes, como a cor do azulejo que vai ser trocado. Depois de decidido, é necessário encontrar um arquiteto que ajude a colocar suas ideias no papel e auxilie na escolha dos materiais.
Planejamento financeiro
Muitas pessoas pensam que as obras sempre custam mais do que já estava no orçamento, mas não é bem assim. As reformas acabam ficando mais caras do que foi estabelecido no início porque muitas vezes custos paralelos não são adicionados ao valor total. Por isso, é muito importante estabelecer o quanto você pode pagar pela obra e contratar pessoas de confiança que vão ajudar nesse processo.
Período de reforma
Estabeleça desde o início qual será a duração máxima da obra. É bom determinar essa data tanto para seu controle como para a agilidade de quem está executando. Caso sua reforma seja grande, faça um planejamento e encontre outro lugar para morar durante o processo.
Organização
Como sabemos, as reformas causam muita sujeira, mas podemos tentar minimizá-las um pouco cobrindo todos os móveis e eletrodomésticos com mantas ou panos, caso respingue tinta ou massa corrida. O chão também não pode ser esquecido. Coloque plástico-bolha ou papelão para ajudar a proteger seu piso contra sujeiras ou manchas que podem ocorrer – e o resultado é uma reforma perfeita.