Projeto ideal de tubulação de água quente

O bom funcionamento da tubulação de água quente depende do uso de produtos de qualidade e de uma instalação bem feita, realizada por profissionais especializados.

O engenheiro Roberto Diminski conta que “para que um sistema predial de água quente funcione corretamente é preciso buscar os materiais adequados, como tubos, conexões e aquecedores. Somente assim, a água quente é garantida ao se abrir a torneira. Além disso, todo o sistema de abastecimento de água deve estar integrado, com a captação e destinação trabalhando em harmonia, ou seja, com as vazões e pressões na mesma escala”.

De acordo com o Departamento de Qualidade da Krona, é importante levar em conta alguns pontos sobre as tubulações de água quente:

– Independentemente da fonte de aquecimento (por reservatório ou aquecedor de passagem), é fundamental usar tubulações feitas para resistir à água quente. Utilizar tubos e conexões destinados a outro fim pode levar ao dano material e a problemas na edificação.

– Os Tubos e Conexões para Água Quente Krona são fabricados em PPR, um polímero resistente a picos de temperatura, além de serem atóxicos e não apresentarem riscos de corrosão. Entre outras vantagens desse material estão a maior durabilidade, melhor isolamento térmico, mais resistência ao impacto, melhor desempenho em zonas sísmicas, praticidade na instalação e menor perda de carga.

– É necessário utilizar uma tubulação própria para atender ao chuveiro e às torneiras do banheiro e da cozinha.

– Não se esqueça do tubo de ventilação. Ele é necessário para que o vapor formado pela água quente escape para a atmosfera, garantindo a eliminação de qualquer risco de acidente e prolongando a vida útil do tubo e da conexão.

– Segurança é fundamental! Por isso, o projeto de instalação de aquecedores elétricos deve contemplar dispositivos de segurança, como o termostato e um fio-terra.

– Caso o aquecimento de água seja feito por equipamentos a gás, estes devem ser instalados em lugares bem ventilados, evitando qualquer contaminação do ambiente.

– Por via de regra, os registros de água quente sempre ficam na esquerda em relação aos de água fria. No projeto de instalação da tubulação de água quente, a torneira destinada a ela deve ficar sempre nessa posição.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Krona. Acesse o chat on-line no site oficial da marca clicando aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.