As pastilhas têm sido cada vez mais utilizadas para trazer modernidade e cor aos ambientes. Mais comuns em piscinas e banheiros, as peças podem ser aplicadas em diferentes cômodos, desde que escolhidas e colocadas adequadamente.
Mais famosas a partir da década de 1990, as pastilhas se tornaram uma opção versátil. Ao contrário de outros revestimentos, estão disponíveis em diversas cores e estampas. Elas podem ser feitas de diversos materiais, como vidro, porcelana, cerâmica, metal e mármore. Porém, o custo de instalação pode chegar a até 40% do valor do produto.
O uso delas não precisa ser necessariamente na parede inteira. Elas podem ser utilizadas em detalhes, para dar sofisticação ao local. Vale lembrar que as pastilhas dão a sensação de amplitude, então o ambiente parece maior com a aplicação do revestimento.
Onde utilizar cada tipo?
Para os ambientes úmidos, como piscinas, banheiros, lavabos e pisos, não são indicadas as pastilhas vitrificadas, principalmente por serem muito lisas. Elas apresentam brilho e transparência e são mais caras. Assim, requerem grande atenção na hora da aplicação. Para esses ambientes, o melhor é optar por materiais antiderrapantes e cerâmicos – as pastilhas de cerâmica, mais em conta, apresentam cor homogênea.
Aplicação de pastilhas
O processo de aplicação é um pouco trabalhoso. As pastilhas vêm grudadas em papel e o segredo é que a junção delas não seja aparente. Também é preciso utilizar argamassas específicas para o assentamento das peças. Além do cuidado na aplicação, é preciso ter atenção na limpeza: o indicado é a utilização de solução de ácido muriático diluído e água.
Com o tempo, as pastilhas tendem a se soltar em decorrência da pouca área de aderência que elas possuem com o rejunte. Por isso, a importância da qualidade do material utilizado e da contratação de mão de obra qualificada. Ao utilizá-las como piso, é preciso bastante cuidado, pois qualquer objeto ou até mesmo sapatos podem fazer com que elas se soltem.
Outro cuidado é quanto ao acabamento: uma opção são os cantos boleados, comumente utilizados nas piscinas, que afastam o perigo de machucados. Já na aplicação de placas de canto reto a atenção deve ser redobrada.