Organização e planejamento na obra

planejamento

Se você já esteve envolvido em qualquer tipo de construção, sabe como a organização e o planejamento da obra são importantes. Afinal, a falta de estratégia pode resultar em atrasos, custos extras e até mesmo em resultados insatisfatórios. 

 

Neste artigo, você vai entender quais são os principais riscos da falta de planejamento na obra, quais as etapas essenciais desse processo e como uma boa organização pode evitar imprevistos na construção.

 

Principais impactos da falta de planejamento na obra

 

planejamento

 

Atrasos 

 

Uma obra realizada sem um planejamento adequado pode sofrer atrasos significativos no cronograma. Além de afetar os prazos de entrega, esses atrasos podem aumentar os custos operacionais.

 

Custos extras

 

Sem um plano claro, os custos tendem a aumentar à medida que surgem problemas não previstos. Aqui podemos incluir tanto os custos causados pelos atrasos, que mencionamos no item anterior, como erros na quantidade de materiais adquiridos para o projeto, por exemplo. Essas situações podem acabar estourando o orçamento e diminuindo a lucratividade do projeto.

 

Baixa qualidade

 

A pressa e a falta de planejamento em uma obra ou reforma podem comprometer a qualidade do trabalho realizado. O resultado são os retrabalhos e, claro, a insatisfação do cliente.

 

Etapas do gerenciamento de obras

 

planejamento

 

Planejamento inicial

 

A primeira etapa de qualquer obra é definir quais são os objetivos do projeto e, a partir disso, estabelecer um cronograma detalhado das ações. Além disso, é importante distribuir os recursos de forma adequada e prever quantos e quais profissionais serão necessários na construção.

 

Nesse planejamento inicial, também está incluída a definição dos materiais necessários na obra, do tempo estimado para execução de cada tarefa e da sequência lógica em que essas devem ser realizadas. Um planejamento preciso é essencial para evitar atrasos e reduzir desperdícios na construção.

 

Monitoramento durante a execução

 

O planejamento e a organização não acontecem somente antes de o projeto ser iniciado. Durante a execução da obra, é importante acompanhar todo o progresso de perto para garantir que as atividades sejam concluídas conforme planejado e que os recursos sejam utilizados de forma adequada e eficiente.

 

Esse monitoramento do andamento da obra é importante para tomar medidas corretivas quando necessário, evitando desvios do plano original e reduzindo riscos e gastos extras.

 

Armazenamento de materiais

 

Outro ponto para ficar de olho durante a execução do projeto é o armazenamento de materiais, que deve ser feito de forma adequada, de acordo com as propriedades e exigências de cada um. Como exemplo, podemos citar os tijolos e telhas, que devem estar em pilhas para evitar quebras; e os sacos de cimento e argamassas, que devem ficar longe do calor e da umidade.

No ato do recebimento, é necessário verificar:

  •  Se os tubos possuem marcação indelével contendo, no mínimo, marca comercial do fabricante, diâmetro nominal/externo (DN/DE), pressão de serviço máxima, aplicação (água fria/esgoto) e norma de referência do produto.
  • Se os tubos e as conexões que estão sendo entregues correspondem ao solicitado, principalmente no que diz respeito a marca comercial, diâmetro nominal/externo (DN/DE), pressão de serviço máxima e aplicação (água fria/esgoto).
  • Se as superfícies dos tubos e conexões apresentam cor e aspecto uniformes e são isentas de corpos estranhos, bolhas, rachaduras ou outros defeitos visuais que indiquem descontinuidade do material ou do processo de fabricação.

Caso qualquer uma das condições não seja atendida, o recebimento não deve ser efetivado.
Recomendações para estocagem de tubos, conexões e eletrodutos:
Os tubos e as conexões de PVC-U devem ser armazenados em locais protegidos da exposição solar. A exposição prolongada à radiação ultravioleta pode degradar produtos fabricados em PVC-U, posteriormente alterando seu desempenho. Para armazenamento das conexões de PVC-U, deve-se prever espaço suficiente para que o empilhamento não danifique as embalagens.

O empilhamento máximo dos tubos, independentemente de seu diâmetro, não deve superar 1,50 m. Em caso de armazenamento em ambiente externo, os tubos e conexões devem ser acondicionados sob uma tela de monofilamento de polietileno de alta densidade com negro-de-fumo e percentual de sombreamento de 80% (“sombrite”), com afastamento de 0,50 m da ultima camada. Não cobrir os tubos estocados utilizando lona (“lonar”). A base de armazenamento para tubos deve ser plana, bem nivelada e isenta de qualquer irregularidade, dessa forma evitam-se deformações. Esta base pode ser montada através de um tablado de madeira ou caibros, distanciados de 1,50 m e colocados transversalmente à pilha ou ao fardo de tubos.


Os eletrodutos rígidos podem ser empilhados a uma altura máxima de até 1,50 metros, independentemente do seu diâmetro ou sua espessura. Uma alternativa de empilhamento é em camadas cruzadas (camadas transversais). Em ambos os casos, deve-se apoiar a primeira camada de eletrodutos sobre ripas ou sobre uma base plana.


Os eletrodutos flexíveis de quaisquer diâmetros ou espessuras, normalmente comercializados em rolos de 50 m, podem ser empilhados a uma altura máxima de 1,8 metros. Deve-se garantir a estabilidade da pilha de eletrodutos, de modo que os rolos não sofram queda e, consequentemente, impacto ao colidirem com o chão. Além disso, deve-se evitar o armazenamento de outros materiais em cima da pilha de eletrodutos, evitando a compressão das peças na base da pilha.

 

Em caso de armazenamento em ambiente externo, os eletrodutos devem ser acondicionados utilizando-se uma cobertura com uma tela de monofilamento de polietileno ou uma cobertura rígida com afastamento de 50 cm da última camada.

 

Uso de equipamentos de segurança

 

O uso de capacetes, luvas, máscaras e calçados adequados é fundamental para evitar acidentes e proteger os trabalhadores. Por isso, não pode ficar de fora do planejamento e precisa ser considerado nos custos e compras da obra. Além disso, esse cuidado e o acompanhamento das regras de segurança devem ser seguidos e revisados diariamente.

 

Motivos para realizar o planejamento de uma obra

 

planejamento

 

Como já mencionamos nos itens anteriores, a organização e o planejamento de uma obra podem evitar diversos imprevistos e problemas durante e depois da execução do projeto. A seguir, listamos alguns motivos para você ter o planejamento como prioridade na hora de construir ou reformar.

 

Identificação antecipada de problemas

 

Uma obra bem organizada permite antecipar e reduzir problemas antes que se tornem grandes obstáculos. Isso pode incluir a realização de inspeções regulares, o uso de tecnologias de monitoramento e a comunicação eficaz entre todas as partes envolvidas.

 

Gestão eficiente de recursos

 

O planejamento também facilita a otimização do uso de recursos, garantindo que sejam aplicados de forma adequada e que não haja desperdícios. Aqui, podemos incluir o plano antecipado das compras de materiais, a contratação de mão de obra, a gestão de estoques e o controle de custos.

 

Cumprimento de prazos

 

Com um planejamento sólido e uma execução eficiente, as chances de cumprir os prazos estabelecidos durante o projeto são muito maiores. Isso garante a satisfação dos clientes, além de manter a reputação da empresa e abrir portas para futuros projetos.

 

planejamento


Inclua a qualidade Krona no seu projeto

 

Como você viu, a organização e o planejamento adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer obra. Ao antecipar problemas, gerenciar recursos de forma eficiente e cumprir prazos, é possível evitar imprevistos e aumentar a eficiência, garantindo resultados de alta qualidade e satisfação do cliente. 

 

Além disso, um ponto fundamental ao planejar e executar uma obra é se certificar da qualidade dos materiais utilizados. Aqui na Krona, você encontra produtos fabricados de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas atestam a conformidade dos materiais utilizados na construção por meio de padrões de qualidade.

 

Então, para contar com a qualidade Krona no seu projeto, clique aqui e faça um orçamento de materiais para a sua construtora. E se você é instalador ou consumidor final, clique aqui, encontre a loja mais próxima de você e use Krona na sua obra.

 

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.