Principais cuidados com instalações hidráulicas antigas

Entre os principais problemas com as instalações hidráulicas está o uso de materiais antigos. De acordo com o Setor de Qualidade da Krona, geralmente as tubulações em aço ou ferro maleável vão se deteriorando com o tempo. “Um indício de que a tubulação precisa ser substituída é a presença de ferrugem na água”, afirmam os especialistas da marca.

Além da alteração na coloração da água, instalações hidráulicas antigas podem ser prejudiciais à construção, pois, geralmente, eram feitas com tubos e conexões de aço ou ferro fundido. “Com o passar do tempo, podem ocorrer dois fenômenos: vazamentos ou contaminação da água por ferrugem”, afirmam os técnicos do Setor de Qualidade.

Cuidados

Na hora de mexer nas instalações hidráulicas antigas, é fundamental que a avaliação seja feita por um engenheiro, projetista ou arquiteto, profissional que irá fazer um relatório detalhado da situação da instalação e recomendar as alterações necessárias para o bom funcionamento e eficiência do sistema hidráulico.

“A decisão da substituição do material utilizado na instalação hidráulica deverá ser feita por esse profissional especializado, que irá definir um projeto simplificado para a reforma, que vise reduzir custos com materiais e até mesmo diminuir o consumo de água do edifício”, indicam os profissionais da Krona.

instalações hidráulicas

Atualmente, as instalações hidráulicas prediais são divididas em três segmentos: água fria, água quente e esgoto sanitário. Os tubos e conexões fabricados em PVC são utilizados para condução de água fria, com temperatura máxima de trabalho em regime não contínuo de 45 °C e pressão máxima de 7,5 kgf/cm².

Já os tubos e conexões para água quente são fabricados em PPR e suportam a temperatura máxima de 70 °C. Esses tubos possuem duas classes de pressão: PN20 (que suporta pressão de 6 kgf/cm²) e PN25 (que suporta pressão de 8 kgf/cm²).

Neste caso, o engenheiro ou o projetista terá que avaliar qual o material mais indicado para as substituições a serem realizadas.

Ficou com dúvidas? Acesse o FAQ da Krona: http://www.krona.com.br/faq/

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.