Exposição de produtos na loja, escolha de fornecedores, controle de estoque e atendimento ao cliente são algumas ações importantes para definir o sucesso da sua loja de materiais de construção.
Você sabia que há cerca de 137 mil lojas varejistas de material de construção no Brasil? Este dado é da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e reforça ainda mais a importância de tomar algumas medidas para que a sua loja se destaque das demais. Por isso, separamos algumas dicas para garantir o bom funcionamento do seu negócio, além de de ajudar a conquistar novos clientes e fidelizá-los:
✓ Estrutura da loja
Independente do tamanho, ela deve ser organizada entre espaço para exposição de produtos, depósito de materiais, administração/caixa e espaço para carga e descarga.
✓ Variedade de materiais de construção
Defina se a sua loja vai vender itens básicos (36% das lojas do país, segundo a Anamaco), de tudo um pouco (23%) ou itens específicos, como material elétrico (11%), revestimento cerâmico (8%), materiais de pintura (8%), material hidráulico (6%), ferragens (3%) e outros (5%).
✓ Disposição dos produtos
Produtos “escondidos” não vendem. Eles precisam estar expostos em um ambiente bem iluminado, limpo e organizado. Separe os itens por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e utilize etiquetas para colocar valor e descritivo dos produtos nas prateleiras e gôndolas de exposição. Pergunte ao seu fornecedor se ele possui materiais de PDV que facilitem a divulgação dos produtos na loja.
✓ Bons fornecedores
Pesquise e escolha os que atendem às suas necessidades, levando em consideração a qualidade dos produtos, preço de mercado, estoque disponível e entrega em tempo hábil para atender os seus clientes.
✓ Tenha um controle de clientes
Cadastre os clientes da sua loja para manter um vínculo com eles, seja por e-mail, SMS ou outro canal. É possível enviar promoções, descontos de aniversário e muito mais.
✓ Mantenha o estoque em ordem
Controle de estoque significa registrar o que entra e o que sai. Analise os produtos que vendem mais e os que você pode trabalhar apenas sob encomenda, economizando espaço no depósito.
✓ Defina prazos de entrega reais
Antes de fechar uma venda, é importante saber se é possível atender a demanda do cliente de forma imediata (seja para ele levar o produto na hora ou incluir na próxima data disponível da agenda de entregas) ou se você terá que entrar em contato com o fornecedor e dar um prazo a ele. Você poupa tempo e não corre o risco de frustrar o cliente após a compra.
✓ Carga e descarga
Organize os produtos em um local de fácil acesso para reposição e entrega. Assim você ganha tempo na hora de despachar os materiais para entrega e também consegue organizar melhor o que chega ao estoque.
✓ Organize as entregas
Faça um calendário com as entregas da semana e organize a agenda dos motoristas diariamente – defina a rota de acordo com a região e as observações de entrega de cada cliente, para evitar atrasos ou viagem perdida.
✓ Atendimento ao cliente
Cliente satisfeito sempre volta, por isso é importante investir nos colaboradores. Além de conhecimento sobre os produtos, eles precisam ser educados, ter um bom relacionamento interpessoal, habilidade para negociar, proatividade e inteligência emocional para saber lidar com possíveis conflitos.
✓ Organize as finanças
Por meio da contabilidade, você sabe o que e quanto comprar, como armazenar e qual a melhor estratégia para revender, evitando prejuízos. O contador deve ser visto como um parceiro com visão dos custos do seu negócio, para auxiliar na precificação dos produtos, sem comprometer a margem de lucro.
✓ Acompanhe as tendências de mercado
Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados sobre o uso de materiais diferenciados para construção e reforma. Visite feiras e eventos do setor para saber o que está em alta e quais são as novidades. Aproveite para fazer contato com possíveis novos fornecedores.
Ao colocar essas dicas em prática, seu estabelecimento vira referência para a compra de materiais de construção e terá ainda mais chances de ser recomendado para pessoas próximas, valorizando a qualidade dos produtos, atendimento e serviços prestados.
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