Como ter uma loja de material de construção de sucesso

Exposição de produtos na loja, escolha de fornecedores, controle de estoque e atendimento ao cliente são algumas ações importantes para definir o sucesso da sua loja de materiais de construção.

Você sabia que há cerca de 137 mil lojas varejistas de material de construção no Brasil? Este dado é da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e reforça ainda mais a importância de tomar algumas medidas para que a sua loja se destaque das demais. Por isso, separamos algumas dicas para garantir o bom funcionamento do seu negócio, além de de ajudar a conquistar novos clientes e fidelizá-los:

Estrutura da loja

Independente do tamanho, ela deve ser organizada entre espaço para exposição de produtos, depósito de materiais, administração/caixa e espaço para carga e descarga.

Variedade de materiais de construção

Defina se a sua loja vai vender itens básicos (36% das lojas do país, segundo a Anamaco),  de tudo um pouco (23%) ou itens específicos, como material elétrico (11%), revestimento cerâmico (8%), materiais de pintura (8%), material hidráulico (6%), ferragens (3%) e outros (5%).

Disposição dos produtos

Produtos “escondidos” não vendem. Eles precisam estar expostos em um ambiente bem iluminado, limpo e organizado. Separe os itens por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e utilize etiquetas para colocar valor e descritivo dos produtos nas prateleiras e gôndolas de exposição. Pergunte ao seu fornecedor se ele possui materiais de PDV que facilitem a divulgação dos produtos na loja.

Bons fornecedores

Pesquise e escolha os que atendem às suas necessidades, levando em consideração a qualidade dos produtos, preço de mercado, estoque disponível e entrega em tempo hábil para atender os seus clientes.

Tenha um controle de clientes

Cadastre os clientes da sua loja para manter um vínculo com eles, seja por e-mail, SMS ou outro canal. É possível enviar promoções, descontos de aniversário e muito mais.

Mantenha o estoque em ordem

Controle de estoque significa registrar o que entra e o que sai. Analise os produtos que vendem mais e os que você pode trabalhar apenas sob encomenda, economizando espaço no depósito.

Defina prazos de entrega reais

Antes de fechar uma venda, é importante saber se é possível atender a demanda do cliente de forma imediata (seja para ele levar o produto na hora ou incluir na próxima data disponível da agenda de entregas) ou se você terá que entrar em contato com o fornecedor e dar um prazo a ele. Você poupa tempo e não corre o risco de frustrar o cliente após a compra.

Carga e descarga

Organize os produtos em um local de fácil acesso para reposição e entrega. Assim você ganha tempo na hora de despachar os materiais para entrega e também consegue organizar melhor o que chega ao estoque.

Organize as entregas

Faça um calendário com as entregas da semana e organize a agenda dos motoristas diariamente – defina a rota de acordo com a região e as observações de entrega de cada cliente, para evitar atrasos ou viagem perdida.

Atendimento ao cliente

Cliente satisfeito sempre volta, por isso é importante investir nos colaboradores. Além de conhecimento sobre os produtos, eles precisam ser educados, ter um bom relacionamento interpessoal, habilidade para negociar, proatividade e inteligência emocional para saber lidar com possíveis conflitos.

Organize as finanças

Por meio da contabilidade, você sabe o que e quanto comprar, como armazenar e qual a melhor estratégia para revender, evitando prejuízos. O contador deve ser visto como um parceiro com visão dos custos do seu negócio, para auxiliar na precificação dos produtos, sem comprometer a margem de lucro.

Acompanhe as tendências de mercado

Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados sobre o uso de materiais diferenciados para construção e reforma. Visite feiras e eventos do setor para saber o que está em alta e quais são as novidades. Aproveite para fazer contato com possíveis novos fornecedores.

Ao colocar essas dicas em prática, seu estabelecimento vira referência para a compra de materiais de construção e terá ainda mais chances de ser recomendado para pessoas próximas, valorizando a qualidade dos produtos, atendimento e serviços prestados.

Acesse nosso guia de boas práticas comerciais e adquira mais conhecimento para sua loja de materiais de construção ser um sucesso.

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