Como aproveitar a reforma para deixar sua casa mais sustentável

Se chegou a hora de fazer uma reforma na sua casa, que tal aproveitar a oportunidade para deixá-la mais sustentável? Desde atitudes e itens simples, como a reciclagem, até um investimento maior, como telhados verdes, podem contribuir para uma obra ecologicamente correta. Elementos como o vento, a chuva, a luz diurna e o ar noturno devem ser aproveitados sempre que possível em uma edificação que tenha como foco a sustentabilidade.

Segundo especialistas no setor, é necessário pensar em ideias que tragam consequências boas no longo prazo e soluções práticas no dia a dia. Dessa forma, é imprescindível planejar. O primeiro passo para tornar um edifício já existente sustentável, portanto, é uma análise criteriosa da situação atual, avaliando se a construção atende aos critérios de sustentabilidade. Depois dessa avaliação, o próximo passo é analisar suas possibilidades.

Custos

É possível adotar desde medidas de custo zero, como separar o lixo orgânico do lixo reciclável, até medidas mais caras, como a instalação de painéis de aquecimento solar. Tudo depende de quanto você pode investir. Confira, a seguir, algumas sugestões.

casa-sustentavel

Telhados verdes

Adequação de custo mais elevado, o telhado verde pode ser composto por vegetação como gramíneas e arbustos instalados no topo das casas ou em lajes de concreto na cobertura de edifícios. A principal vantagem dessa tecnologia é a absorção de parte da radiação solar, contribuindo com a melhoria do isolamento térmico e acústico da edificação, reduzindo, dentre outros benefícios, o consumo de energia.

Iluminação LED

Uma lâmpada com LED de alta luminosidade consome cerca de 8 W para atingir a mesma emissão luminosa de uma incandescente de 60 W. Tais lâmpadas podem custar até sete vezes mais que uma equivalente fluorescente compacta. Entretanto, calculando a longo prazo, o investimento pode ser pago em poucos meses, devido à redução da conta de energia elétrica.

Compostagem doméstica

Resíduos orgânicos podem ser transformados em composto orgânico para adubação de plantas. A prática é simples e exige baixo investimento, além de contribuir para a redução das emissões de gás metano e de minimizar a sobrecarga de lixões e aterros.

Materiais reciclados e madeira certificada

Utilizar madeira de demolição em portas e janelas e tijolos de demolição para revestir pisos e paredes é mais uma opção para deixar sua obra sustentável. O tipo de madeira utilizada é outra questão importante e sua procedência deve ser verificada. Busque pelos selos de certificação que identificam que o produto é proveniente do bom manejo florestal.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.